data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal
A professora aposentada
Marlis Rocha Cardoso, filha de Adão Gonçalves Ferrão e Antonia Rocha Ferrão, falecidos, nasceu em Passo Fundo. Ela teve cinco irmãos, Jocksan Alba, Ducleia da Rocha Ferrão, Ziran da Rocha Ferrão, Gideoni da Rocha Ferrão e Naor da Rocha Ferrão, falecido.
Marlis passou a infância em Porto Alegre. Na juventude, mudou-se para Santa Maria, onde estudou na Escola Estadual Manoel Ribas. Já na vida acadêmica, formou-se no curso de História, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como docente, lecionou em escolas da cidade, como a de Ensino Médio Professora Maria Rocha, Irmão Manuel Quintano e Escola Walter Jobim. Ela era viúva do representante propagandista, José Araci Cardoso, com quem foi casada por 35 anos. data-filename="retriever" style="width: 100%;">A filha mais nova, Marjorie Rocha Cardoso Lemos, 39 anos, conta que a mãe deixou como legado o amor a Deus sobre todas as coisas.
- Nossa esperança é de uma vida eterna com Deus. Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. Agora, me espera o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda - diz a filha, dedicando um trecho bíblico à mãe.
A ausência também é sentida pela amiga Marlise Flach Werle, 55. Ela diz ter tido uma amizade "maternal" com Marlis, e conta que a amiga era uma pessoa de oração e que buscava pelo amor incondicional aos familiares e amigos. Fica para ela, seus exemplos e as palavras sábias.
- Rezei muito para ela não nos deixar, mas prevaleceu a vontade divina. A dor é grande, e a saudade será eterna - emociona-se Marlise.
Jocksan Alba, uma das irmãs de Marlis, explica a amizade forte com a professora. A irmã era sua confidente, conselheira, orientadora, ocupava um lugar de mãe. Onde ela chegava, alegrava a todos.
- Vou lembrar dela como uma pessoa entusiasta, cheia de planos e extrovertida - diz. data-filename="retriever" style="width: 100%;">A professora amava viajar e passear. Já conhecia países como Israel, Egito, França, Portugal e Estados Unidos. Também gostava de trabalhos manuais, como costura e artesanato. Uma característica marcante de Marlis, segundo a família, era a disposição para cozinhar. Doce de figo e ambrosia eram os pratos mais apreciados por todos. Ela tinha como passa tempo também, a jardinagem.
Marlis Rocha Cardoso morreu, em 4 de outubro de 2020, aos 70 anos, em decorrência de uma septicemia e pneumonia, causados pela infecção por Covid-19. Ela foi sepultada no dia seguinte, no cemitério Parque Jardim Santa Rita de Cássia, em Santa Maria.