luto

Morreu a professora aposentada Marlis Rocha Cardoso

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal

A professora aposentada Marlis Rocha Cardoso, filha de Adão Gonçalves Ferrão e Antonia Rocha Ferrão, falecidos, nasceu em Passo Fundo. Ela teve cinco irmãos, Jocksan Alba, Ducleia da Rocha Ferrão, Ziran da Rocha Ferrão, Gideoni da Rocha Ferrão e Naor da Rocha Ferrão, falecido. 

Marlis passou a infância em Porto Alegre. Na juventude, mudou-se para Santa Maria, onde estudou na Escola Estadual Manoel Ribas. Já na vida acadêmica, formou-se no curso de História, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como docente, lecionou em escolas da cidade, como a de Ensino Médio Professora Maria Rocha, Irmão Manuel Quintano e Escola Walter Jobim. Ela era viúva do representante propagandista, José Araci Cardoso, com quem foi casada por 35 anos.  data-filename="retriever" style="width: 100%;">A filha mais nova, Marjorie Rocha Cardoso Lemos, 39 anos, conta que a mãe deixou como legado o amor a Deus sobre todas as coisas. 

- Nossa esperança é de uma vida eterna com Deus. Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. Agora, me espera o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda - diz a filha, dedicando um trecho bíblico à mãe. 

A ausência também é sentida pela amiga Marlise Flach Werle, 55. Ela diz ter tido uma amizade "maternal" com Marlis, e conta que a amiga era uma pessoa de oração e que buscava pelo amor incondicional aos familiares e amigos. Fica para ela, seus exemplos e as palavras sábias. 

- Rezei muito para ela não nos deixar, mas prevaleceu a vontade divina. A dor é grande, e a saudade será eterna - emociona-se Marlise. 

Jocksan Alba, uma das irmãs de Marlis, explica a amizade forte com a professora. A irmã era sua confidente, conselheira, orientadora, ocupava um lugar de mãe. Onde ela chegava, alegrava a todos. 

- Vou lembrar dela como uma pessoa entusiasta, cheia de planos e extrovertida - diz.  data-filename="retriever" style="width: 100%;">A professora amava viajar e passear. Já conhecia países como Israel, Egito, França, Portugal e Estados Unidos. Também gostava de trabalhos manuais, como costura e artesanato. Uma característica marcante de Marlis, segundo a família, era a disposição para cozinhar. Doce de figo e ambrosia eram os pratos mais apreciados por todos. Ela tinha como passa tempo também, a jardinagem. 

Marlis Rocha Cardoso morreu, em 4 de outubro de 2020, aos 70 anos, em decorrência de uma septicemia e pneumonia, causados pela infecção por Covid-19. Ela foi sepultada no dia seguinte, no cemitério Parque Jardim Santa Rita de Cássia, em Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morreu a agricultora Zilda Schaich de Almeida

Falecimentos em Santa Maria e região Próximo

Falecimentos em Santa Maria e região